Tratamento a base de óleo mineral e tintura mãe de calendula


Olá pessoal

Após quase 3 anos tratando meu cão da raça Akita com o tratamento com ciclosporina, remédios, óleo de linhaça, humilac, etc (veja o post aqui) uma amiga me indicou um outro tipo de tratamento que ela realiza com o akita dela e que resolvi experimentar também.

Este tratamento segue o mesmo procedimento de banho do anterior, porém ao invés de mandar fazer o óleo com a ciclosporina (que não é fácil de encontrar) agora usamos óleo Mineral e Tintura Mãe de Calêndula.
Atenção NÃO é Extrato de calendula e sim a Tintura!! 

A quantidade de óleo para meu cão de 33Kg é de 200Ml de Óleo Mineral + 5Ml de Tintura Mãe de Calêndula.

Qualquer farmácia de manipulação faz esta mistura e sai bem mais barato do que a mistura com Ciclosporina.
De qualquer maneira, pra quem está iniciando o tratamento no cão com adenite eu recomendo começar com o tratamento com a ciclosporina + os remedios e tal....isso vai fortalecer muito mais a pele do seu cão...como meu Akita já estava a um bom tempo com a pele estabilizada resolvi tentar este tratamento do óleo com calêndula.
No primeiro banho achei que ele não ficou muito bem mas isso já era esperado visto que a ele tem que se acostumar ao novo tratamento. .nos demais banhos ele já foi apresentando melhoras na pele e hoje já está estabilizado novamente.

Sendo assim o procedimento adotado é:

Passe a solução de 200Ml de òelo Mineral + 5Ml de Tintura Mãe de Calêndula na Pele do cão, abrindo os pêlos e aplicando direto na pele...faça massagens com as pontas dos dedos (nunca com as unhas) para espalhar o óleo.

Deixe o óleo na pele do cão por 1 hora, vá brincar com ele, ou dê um belo osso pra ele roer...distraia o cão pra que ele não fique se lambendo...e procure não deixá-lo no sol tb.

Após uma hora com o óleo na pele você deve enxaguar a pele do cão. Em dias muito quentes eu realizo todo procedimento no quintal enxaguando-o com mangueira (com jato não muito forte pra não machucar a pele do cão) em dias frios eu dou o banho no chuveiro com água morna.
Cuidado para não jogar água nos ouvidos, você pode tampá-los com chumaço de algodão umedecido em óleo (comum) para não entrar água ou pode, na hora de enxaguar a cabeça, segurar as orelhas de forma firme tampando-as para não deixar cair água dentro.

 Enxágüe a pele do cão bastante antes de aplicar o shampoo. Com o cão úmido aplique o shampoo Sebolytic Spherulites*, da mesma maneira que o óleo, vá abrindo os pêlos, jogue o shampoo nas suas mãos e espalhe no corpo do cão, vá massageando espalhando o shampoo até que ele fique todo coberto por shampoo. Com o Sebolytic Spherulites aplicado você deve deixá-lo agir por 10 min., nesse tempo distraia o cão para ele não se lamber nem se coçar, brinque, cante ou bata um bom papo com seu cão.

Passado os dez minutos do shampoo no corpo do cão você já pode retirá-lo com água. Enxágüe bem enxaguado, vá passando a mão para ajudar a retirar o produto, vá abrindos os pêlos e retirando todo resíduo de shampoo.

Ao final do procedimento a pele e o pêlo do cão ainda vão parecer um pouco oleoso, isso é normal, é como a sensação de não ter retirado todo condicionador do cabelo quando o lavamos. De qualquer maneira verifique bem se retirou todo o produto da pele do cão não deixando acúmulo de shampoo em nenhum local.

Com uma toalha limpa dê uma secada de leve no corpo do cachorro e depois você deve aplicar o hidratante Humilac*, da mesma maneira vá abrindo os pêlos do cão e aplicando o humilac, massageando e espalhando. Após aplicar o humilac você deve secar o cão.

Como secar 

O correto seria ter um soprador próprio para cachorro pois seca mais fácil e rapidamente mas se não tiver pode ser o secador de cabelos mesmo. O importante mesmo é Não deixar o cão úmido em hipótese alguma, mesmo em dias quentes é preciso secá-lo, não pense que se deixá-lo secando naturalmente vai secar a pele toda porque não vai e se o cão ficar úmido em algum local do corpo ele corre o risco de desenvolver fungos e feridas no local. Então vamos a secagem do cão.

Com o soprador vá abrindo os pêlos do cão e secando todas as partes do corpo, tenha atenção as axilas, almofadinhas e entre os dedos das patas, rabo, pescoço, etc.

Com o secador de cabelos prefira uma temperatura mais fria e não encoste muito na pele do cão para não correr o risco de queimá-lo.
A secagem demora e normalmente é onde o cão menos gosta e não fica parado então distraia-o com um belo osso pra ele roer ou alguma outra coisa (cenoura, maçã, brinquedo). Depois que você se certificar que o cão está seco em todas as partes do corpo principalmente em dobras e juntas é hora de limpar os ouvidos.



Quanto a limpeza dos ouvidos e tratamento das feridas isso continua como citado no primeiro post

Qualquer dúvida podem postar aí e não esqueçam de deixar o email para que eu possa respondê-los!

Obs.: Atualmente meu cão toma 1 banho a cada 3 meses! =)


9 comentários:

  1. Olá!
    Ótima dica! tenho um lhasa apso e já fiz vários tratamentos e no momento uso óleo de amêndoas e sabonete humano Satid - este ajuda muito na eliminação das caspas e limpa bem. Já o óleo de amêndoas fica um cheiro muito ruim.
    Vou tentar o tratamento que você indica, achei bem bacana.
    Outras coisas podem ajudar como: Imunoderm (espécie de vitamina)e vitamina E.
    Obrigada pela ajuda!
    Abraço,

    Izabela

    ResponderExcluir
  2. Ola, estou fazendo o tratamento tb no meu akita e esta funcionando.. muito obrigada pela dica.. A veterinaria não sabia mais o que me dizer, passei pra ela isso, ela disse: tenta pra ver.. e deu certo...

    ResponderExcluir
  3. Por favor, minha akita está um horror, se coçando muito e sem pelos. . Me parece que é uma alergia. Posso usar também nesse caso esse tratamento ou é só para adenite. Ele não pode ficar com a tintura e óleo nos corpo? Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Hare, em primeiro lugar vc precisa leva-la num vet. pra fazer alguns exames e descobrir o porque desta alergia, pode ser uma simples alergia à alimentação, ou algum produto de limpeza que vc use ou uma picada de inseto...mas tb pode ser algo mais grave como a adenite sebácea (que só é possível saber fazendo exame de biópsia)....Não medique seu cão sem ter um diagnóstico antes pois vc pode piorar a situação dele....
    E nenhum animal pode ficar com o óleo no corpo não!!! Se der o banho tem q fazer por completo...tirando o óleo no final e secando MUITO bem! Okay?

    ResponderExcluir
  5. Olá. vc teria fotos de como ficou seu akita?
    estou sofrendo faz uns 3 meses com a minha, mas os médicos falam que é alergia a pote de plástico e não dão mais nenhuma opção... ela está mt feia tadinha...

    ResponderExcluir
  6. sei que o melhor método e sim levar seu animal a um veterinário, porem quem não tem condições como eu segue o tratamento que eu fiz na minha cachorra akita que deu 100% de resultados positivos e barato:

    Enxofre em pó
    Óleo mineral
    sabonete Tiuran
    Cort Trat (inflamatório)

    Faz uma mistura com o enxofre e o óleo mineral (eu coloquei o enxofre no próprio frasco do óleo para usar mais vezes) aplica em todo o pelo do animal e deixa por 24h ( recomendado usar o cone para evitar do animal lamber) no outro dia de o banho com o sabonete tiruan (segue recomendação do fabricante)
    e no caso do anti inflamatorio também e só seguir a recomendação do fabricante, comecei a dar o banho 3 vezes na semana depois fui diminuindo pra 2 e 1 em 1 mês e meio minha cachorra nao tinha nenhuma ferida ja nao tinha mais o mal cheiro e oleosidade excessiva nos pelos.

    se quiserem ajuda ou relato me manda um email que ficarei muito feliz em ajudar

    davispinetti_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Eu usei na minha akita e está funcionando bem!

    ResponderExcluir
  8. Olá, meu cachorro foi diagnosticado com adenite sebácea neutrofílica multifocal, na época em que fizemos o histopatológico estávamos temendo que fosse a síndrome uveo dermatológica, pois ele estava com os olhos bastante inflamados com dificuldade para enxergar, fizemos as medicações com corticóides e ficou td bem. Porém os olhos dele voltaram a inflamar e após um hemograma a veterinária decidiu passar um tratamento à base de doxitec 1 e 1/2 2x ao dia e tb silimarina (fígado) na mesma dosagem. Na época que tivemos o diagnóstico da adenite a veterinária não achou necessário iniciar qualquer tratamento pois não haviam sintomas manifestos dá doença. Porém observo um discreto mal cheiro é mta queda de pêlo, apesar dele não estar com o pêlo falho em parte alguma. Em razão da Uveíte procuramos uma veterinária especializada em oftalmologia. Tirando os sintomas relatados, não consigo identificar outros sinais da doença, mas estou com dúvidas em relação a essa última receita passada pela veterinária.

    ResponderExcluir
  9. Minha akita foi diagnosticada com adenite cebácea. O grande problema atual dela são os olhos com uma renela grossa amarela constante. Ja levei à hoftalmo, vários tratamentos bem nada resolve. Ouvi de um outro dono de akita que é devido às adenite. Como resolver?

    ResponderExcluir